Facebook do Município de Odivelas Youtube Share RSS Adicionar aos favoritos Imprimir
Em destaque
Faça parte das decisões do seu Concelho
Juntos por um Concelho melhor
Decida connosco!
Orçamento Participativo entra na fase de votação

O que é o OP?

Quinta+JardimA Câmara Municipal de Odivelas implementa o Orçamento Participativo (OP), porque reconhece a importância da utilização de instrumentos que promovam a participação dos cidadãos nos processos de governação local.

Estes instrumentos que, pela sua natureza, se baseiam na partilha da decisão e no apelo à emancipação social e política dos cidadãos, são transformadores das relações tradicionais entre as Autarquias e a Sociedade, pois abrem um espaço de diálogo e de concertação coletiva sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais.

 

 

São objetivos do Orçamento Participativo de Odivelas:

  1. Incentivar a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos na governação local;
  2. Promover o debate de ideias, da reflexão e da construção coletiva de consensos em torno de prioridades e dos projetos que mais interessam à comunidade, na defesa da solidariedade, da coesão social e da melhoria da qualidade de vida;
  3. Reforçar as políticas de participação cívica, tendo por base os princípios da igualdade, representação e participação, junto de toda a população, com especial atenção para a população mais jovem, abrindo espaço para a renovação da sociedade democrática e para a população sénior, criando condições para o seu desenvolvimento pessoal e social e, ao mesmo tempo, promover um envelhecimento ativo.

Mensagem do Presidente

A Câmara Municipal de Odivelas sempre considerou a intervenção cívica e a participação ativa dos munícipes, através do seu envolvimento e contributos diretos, como mais-valias essenciais para alcançar e garantir mais e melhor qualidade de vida no Concelho de Odivelas. Por esse motivo decidiu apostar, entre outras ações, na promoção de um projeto municipal que convida e convoca todos os cidadãos para uma intervenção concreta no desenvolvimento sustentável do nosso território. Assim, no ano de 2008, Odivelas colocou-se na linha da frente como um dos concelhos pioneiros na implementação do Orçamento Participativo, que cumpre agora aqui a sua 5ª edição.

Esta é uma iniciativa que tem vindo a conhecer importantes avanços por muitos municípios portugueses, tornando-se um instrumento poderoso de fomento da participação direta na governação por parte da população e que já acolheu uma repercussão amplamente positiva em Odivelas. O envolvimento de todos neste processo é absolutamente determinante e preponderante para a concretização de projetos que a população entende como prioritários, em claro benefício para toda a comunidade.

A união de esforços e a afirmação de uma cidadania participativa serão sempre determinantes para conseguirmos contar com um Poder Local Democrático forte e um território pleno em oportunidades e em realizações.

O Presidente da Câmara Municipal
Hugo Martins

© 2015 Município de Odivelas
Paços do Concelho - Rua Guilherme Gomes Fernandes
Quinta da Memória, 2675-372 Odivelas
orcamento.participativo@cm-odivelas.pt
tel. 219 320 861/2
Powered By WM OP