ࡱ> ?A>Q!bjbj48QL6T0JJJJJ%%%& @%%%%%JJ%JJ%J0e) $0Tf f f %%%%%%%%%%T%%%%f %%%%%%%%% :Interveno na Rua Alfredo da Costa (Colinas do Cruzeiro) para melhorar as condies de estacionamento e preservar a segurana e os direitos dos pees Em qualquer meio urbano, existe, em geral, uma grande presso de estacionamento. A zona conhecida como Colinas do Cruzeiro, apesar de ser relativamente nova, tem problemas graves a este nvel, com situaes de total desprezo pelos direitos dos pees. Os condutores levam os veculos para todo o lado e estacionam onde mais lhes convm, sem respeitar regras de trnsito, ignorando conceitos de civismo e atropelando condies de segurana. Por exemplo, estacionam dentro das rotundas, junto dos acessos s garagens, a bloquear carros bem estacionados, frente de lugares livres, antes e depois das passadeiras, em cima das passadeiras e, cada vez mais, em cima dos passeios. Muitas das vezes, este estacionamento selvagem tambm acaba por estragar os passeios. Isto algo constante, que acontece durante o dia e durante a noite. Quem faz isto so moradores das Colinas do Cruzeiro, so visitantes, mas so tambm funcionrios/proprietrios/clientes de estabelecimentos comerciais ou outras entidades. O passeio j no para livre circulao dos pees, que so obrigados a efectuar verdadeiras acrobacias. Os pees tm de fazer gincanas nas passadeiras, nos passeios para percorrer o seu caminho, o que se torna mais difcil com crianas de mo ou de colo, com carrinhos de bb, a transportar objectos, para crianas, para idosos, para algum com incapacidade (como um cego, algum em cadeira de rodas ou algum com muletas). Os pees colocam-se em perigo porque os carros ocupam indevidamente o seu espao, retirando visibilidade e segurana. A ttulo de exemplo, eis algumas das ruas das Colinas do Cruzeiro em que isto acontece e em que seria possvel a Cmara Municipal de Odivelas intervir para melhorar as condies: Rua Alfredo da Costa, Rua Fernando Namora, Rua Gama Pinto, Rua Francisco Sanches, Rua Eusbio Leo, Avenida Miguel Torga. As fotografias que envio em anexo documentam algumas destas situaes, para que percebam aquilo que acontece e a dimenso que assume. A polcia vem de quando em vez, bloqueia alguns carros, cobra umas multas, mas depois vai embora e, em pouco tempo, tudo volta ao mesmo. Mesmo que, como proponho, se altere as estruturas, haver sempre a tendncia para abusar e estacionar indevidamente. Por isso, ser importante que a polcia aparea mais regularmente e sancione quem est a incumprir. Cada coisa tem o seu stio e o dos carros no no passeio. preciso agir contra estes abusos, contra a falta de civismo e de respeito para com quem usa o passeio. Urge tomar medidas para corrigir erros, minimizar ou mesmo evitar tanta selvageria e proporcionar condies adequadas a pees e, porque no, tambm, a condutores. No caso das Colinas do Cruzeiro, possvel, em vrias ruas, aumentar o espao de estacionamento (no sentido latitudinal) e colocar pilaretes que impeam os carros de avanar para cima dos passeios. possvel aproveitar melhor o espao existente, ordenando, optimizando, procurando um compromisso entre estacionamento e passeio. Na artria referida na minha proposta h passeio suficiente para o fazer e, mesmo assim, deixar uma rea adequada para circulao dos pees. Uma interveno deste tipo foi realizada recentemente na Rua Pulido Valente. Esta proposta incide sobre a Rua Alfredo da Costa. No sentido descendente, da Praa Portugal para a Praa Cidade de Odivelas, do lado esquerdo da rua: Colocar pilaretes junto passadeira antes do N. 24 (ex-Lote 18/Zona 7). Aumentar a rea de estacionamento latitudinalmente entre o N. 24 e o N. 16 (ex-Lote 14/Zona 7), excluindo, claro, a zona da passadeira onde devero, no passeio, ser colocados pilaretes. Colocar pilaretes a delimitar o acesso garagem do N. 14 (ex-Lote 11/Zona 7) e junto passadeira. Aumentar a rea de estacionamento latitudinalmente entre o N. 14 e o 12B (loja). Colocar pilaretes a delimitar o acesso garagem do N. 12. Aumentar a rea de estacionamento latitudinalmente entre a Rua Eusbio Leo e o N. 10. Colocar pilaretes a delimitar o acesso garagem do N. 4 (ex-Lote 2/Zona 7). Colocar pilaretes junto passadeira que fica prxima do Novo Banco (j a chegar Praa Cidade de Odivelas). No sentido descendente, da Praa Portugal para a Praa Cidade de Odivelas, do lado direito da rua; Aumentar a rea de estacionamento latitudinalmente entre o N. 7 (Lote 17/Zona 3) e o Parque Infantil Arco-ris Verde. Colocar pilaretes a delimitar o acesso garagem do N. 14 (ex-Lote 2/Zona 7). Colocar pilaretes a delimitar o acesso garagem do prdio da Praa Cidade de Odivelas que tem a Churrasqueira 2 Pitos. Colocar pilaretes desde o acesso garagem do prdio da Praa Cidade de Odivelas que tem a Churrasqueira 2 Pitos at passadeira. No tenho conhecimento suficiente para afirmar que, para aumentar a rea de estacionamento, mais vivel ao nvel do preo, do tempo de execuo e da eficcia do resultado final elevar o espao de estacionamento (criando uma rampa), mas como foi essa a soluo aplicada na interveno que ocorreu na Rua Pulido Valente, acredito que seja. Se o projecto for um dos escolhidos, quando for definido em concreto pelos servios municipais, estes e outros pormenores tero de ser acautelados por quem lida mais com estes assuntos e tem conhecimentos tcnicos e prticos na rea. Caso o projecto para a rua toda exceda o oramento, poder fazer-se s uma parte: a da Praa Cidade de Odivelas at Rua Cristvo da Costa. Aps o alargamento, devero ser colocados pilaretes a delimitar a zona de estacionamento, por preveno, tal como foi feito na Rua Pulido Valente. Em termos de custos e de durao, a nica referncia que tenho a placa informativa (do Departamento de Obras Municipais, Habitao e Transportes) sobre a interveno na Rua Pulido Valente [Execuo coerciva de obras na Urbanizao Colinas do Cruzeiro, em Odivelas Alvar 1/2001 (Zona 2)], onde se indica um custo de 132.913,11 euros e um prazo de execuo de 120 dias. No consigo apresentar uma estimativa do custo de uma interveno deste tipo, pelo que no sei se o oramento de 100.000 euros por projecto suficiente para efectuar os trabalhos nesta rua. Em termos de durao da interveno, penso que ficar dentro dos limites definidos, no demorando mais de quatro meses.   #%,89HKi~ԨiViViViF6hQ7CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsH$h}?5>*CJOJQJaJmHsH*hAthAt5>*CJOJQJaJmHsH$heM5>*CJOJQJaJmHsH*hAth<5>*CJOJQJaJmHsH*hxh<5>*CJOJQJaJmHsH*hxh}?5>*CJOJQJaJmHsH*hxheM5>*CJOJQJaJmHsH*hxhAt5>*CJOJQJaJmHsH T A <ijj wiEgdc[$a$gdc[  " # 1 5 6 7 : X  * Q  A }}mmm}]}}hCCJOJQJaJmHsHh+CJOJQJaJmHsHhkG}CJOJQJaJmHsHh)dCJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsH$hChQ7CJOJQJaJmHsHhCJOJQJaJmHsHhCJOJQJaJmHsHhQ7CJOJQJaJmHsHh(3rCJOJQJaJmHsHA Y } "89<#ͺͪzzzjzzzzzh+CJOJQJaJmHsHhCJOJQJaJmHsHhQ7CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsHh(3rCJOJQJaJmHsH$h)dh)dCJOJQJaJmHsHh)dCJOJQJaJmHsH$hCh)dCJOJQJaJmHsHh^CJOJQJaJmHsH##Ba}'fhij ͺzjWDWDWz$hdfhdfCJOJQJaJmHsH$hdfh^CJOJQJaJmHsHh(3rCJOJQJaJmHsHh^CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsHh(CJOJQJaJmHsHhCCJOJQJaJmHsH$hCh)dCJOJQJaJmHsH$h<h)dCJOJQJaJmHsHh)dCJOJQJaJmHsHhdfCJOJQJaJmHsH#8Ytx >HIJKTXY!._нЭzjh<CJOJQJaJmHsH$h;=hCJOJQJaJmHsHhCJOJQJaJmHsHh*CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsH$h;=h1EZCJOJQJaJmHsHh8ZCJOJQJaJmHsHh;=CJOJQJaJmHsHh1EZCJOJQJaJmHsH%_fiDEIJNSabcwͽͽͽͽͽͽzzݝgT$hxh8ZCJOJQJaJmHsH$hheMCJOJQJaJmHsHh8ZCJOJQJaJmHsH$h<h<CJOJQJaJmHsHh(CJOJQJaJmHsHhCJOJQJaJmHsHh+CJOJQJaJmHsHh;=CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsH$h;=heMCJOJQJaJmHsHEFz{,UDj6678|  Q!gdc[wxz{|)*./ RSWXͼwgwwgwwgggwwWwgWhI_CJOJQJaJmHsHhCCJOJQJaJmHsHhxCJOJQJaJmHsHhnCJOJQJaJmHsH!hOE6CJOJQJaJmHsH'hA.h U6CJOJQJaJmHsH!hx6CJOJQJaJmHsHh2CJOJQJaJmHsHheMCJOJQJaJmHsH$hxheMCJOJQJaJmHsH"6ABFGXlPijv67|h|hUU$hOEhOECJOJQJaJmHsH'hA.hOE6CJOJQJaJmHsH!hOE6CJOJQJaJmHsHh(CJOJQJaJmHsHh UCJOJQJaJmHsH$hI_hI_CJOJQJaJmHsHhOECJOJQJaJmHsHhCCJOJQJaJmHsHhI_CJOJQJaJmHsHhxCJOJQJaJmHsH!78j$ #y|  5Nr 1!P!Q!zzЊgz$hwk7hwk7CJOJQJaJmHsHh(CJOJQJaJmHsHhwk7CJOJQJaJmHsH$hwk7h^CJOJQJaJmHsH$hOEhc[CJOJQJaJmHsHhc[CJOJQJaJmHsHhrCJOJQJaJmHsHh^CJOJQJaJmHsHhOECJOJQJaJmHsH(21h:p<. 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