O que é o OP?
A Câmara Municipal de Odivelas implementa o Orçamento Participativo (OP), porque reconhece a importância da utilização de instrumentos que promovam a participação dos cidadãos nos processos de governação local.
Estes instrumentos que, pela sua natureza, se baseiam na partilha da decisão e no apelo à emancipação social e política dos cidadãos, são transformadores das relações tradicionais entre as Autarquias e a Sociedade, pois abrem um espaço de diálogo e de concertação coletiva sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais.
São objetivos do Orçamento Participativo de Odivelas:
- Incentivar a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos na governação local;
- Promover o debate de ideias, da reflexão e da construção coletiva de consensos em torno de prioridades e dos projetos que mais interessam à comunidade, na defesa da solidariedade, da coesão social e da melhoria da qualidade de vida;
- Reforçar as políticas de participação cívica, tendo por base os princípios da igualdade, representação e participação, junto de toda a população, com especial atenção para a população mais jovem, abrindo espaço para a renovação da sociedade democrática e para a população sénior, criando condições para o seu desenvolvimento pessoal e social e, ao mesmo tempo, promover um envelhecimento ativo.
Mensagem do Presidente
Iniciamos a 6ª edição do Orçamento Participativo de Odivelas. Um projeto municipal que convida e convoca todos os cidadãos para uma participação ativa no desenvolvimento do nosso Concelho, no cumprimento de um papel de construção de um território mais qualificado e com melhor qualidade de vida.
A intervenção cívica, o envolvimento e os contributos diretos dos nossos cidadãos serão sempre fatores decisivos para a concretização de projetos que vão ao encontro das aspirações e das necessidades da comunidade.
Este Orçamento Participativo de 2019 mantém a ambição de procurar novas oportunidades, mais soluções e mais-valias territoriais assentes na efetiva participação da população na governação municipal.
Continuamos, pois, a querer ouvir as suas ideias e as suas sugestões!
Contamos consigo para consolidarmos este trabalho de parceria e de cooperação, por forma a construirmos, em conjunto, um território com melhores padrões de modernidade e progresso. Venha decidir connosco!
O Presidente da Câmara Municipal
Hugo Martins