16. CANDIDATURA DO MOSTEIRO DE SÃO DINIS DE ODIVELAS A PANTEÃO NACIONAL 17 Votos (0%)
O Mosteiro de Odivelas é um Monumento Nacional desde 1910, onde se encontra sepultado o Rei Dom Dinis.
Além do Panteão Nacional, na Igreja de Santa Engrácia em Lisboa, têm esse estatuto, nos termos da Lei 14/2016, de 9 de junho, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa; o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha; a Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.
Recorde-se que em 2016, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, passou a ter o estatuto de Panteão Nacional, onde estão sepultados D. João I, D. Filipa de Lencastre, o infante D. Henrique, o infante D. João, D. Isabel, D. Fernando, D. Afonso V, D. João II, D. Duarte e também o Soldado Desconhecido.
O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra foi reconhecido com esse estatuto em 2003, onde estão sepultados os dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
Propõe-se, juntamente com outras entidades, como a Assembleia de República, a valorização do Mosteiro de modo a que posso acolher a função de Panteão Nacional.
O Rei Dom Dinis é um dos mais marcantes da nossa história, pelo que a candidatura do Mosteiro a Panteão Nacional revela-se muito relevante para dignificar a memória desse Rei e valorizar o concelho de Odivelas.
José Freitas
26-06-2017